Área do aluno

Esqueci minha senha!

Notícias

Você está localizado em: Home » Notícias » BENEFÍCIOS DA MASSAGEM ESPORTIVA
BENEFÍCIOS DA MASSAGEM ESPORTIVA
Autor: Cassar, Archer et al.
Postado em: 01/06/2017 às 16:50

Não há dúvidas de que a massagem desportiva é benéfica para o condicionamento físico. Por isso todas as equipes de esportes possuem em seu staff um massoterapeuta para acompanhar seus atletas, em todas as fases do condicionamento, na volta das férias, quando se reinicia um trabalho de condicionamento, no dia a dia dos treinamentos, antes de uma competição e após o pico do esforço, ou após as competições.



Há inúmeras indicações ou benefícios da massoterapia desportiva. Além do relaxamento e do apoio emocional que oferece, ela é benéfica, devido à sua influência sobre diversos processos orgânicos. Para atingir esses benefícios, são utilizados efeitos considerados mecânicos e reflexos e estão inter-relacionados.



Quando consideramos a massoterapia desportiva, esses benefícios se tornam ainda mais amplos e até dependentes do objetivo do atleta. Tanto os atletas amadores como os profissionais têm objetivos definidos para os quais seguem planos de treino mais ou menos rigorosos. A maioria deseja aumentar o seu desempenho desportivo.

 

CURSO MASSAGEM ESPORTIVA CAMPINAS

[CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO!]



Para isso, aumentam os seus níveis de treino, submetendo o seu corpo a maior esforço. No entanto, a probabilidade de lesão também aumenta com o aumento de esforço. Assim, entre os maiores benefícios da massagem desportiva estão a prevenção da lesão e a possibilidade de aumento da atividade sem as consequências diretas, como a dor.



A massagem desportiva, de forma indireta, também contribui para melhorar a performance dos atletas, se levarmos em consideração os benefícios que a massagem proporciona. Alguns desses benefícios são amplamente relatados e universais, e os principais são:



→Reduzir a ansiedade;
→Combater a depressão, pois promove a sensação de bem-estar;
→Combater o estresse;
→Estimular a circulação sanguínea e linfática;
→Reduzir a tensão e a dor muscular;
→Eliminar toxinas e resíduos metabólicos;
→Aumentar a sensação de bem-estar e concentração;
→Melhorar o padrão de sono;
→Identificar áreas de tensão ou inflamação a serem tratadas antes de ocorrer uma lesão;
→Fornecer feedback cenestésico que ajuda a criar um estado mental positivo (os atletas sentem os músculos relaxados e as articulações descomprimidas, aumentando a sensação de facilidade na realização de um movimento).

Fontes: Cassar, Archer et al.

 

Confira nossos cursos online e assista a trechos de todos os cursos gratuitamente.

Redes sociais:

Rua Henrique Lupo, 522 - Vila Harmonia
CEP: 14802-440) - Araraquara - SP
(16) 3463-1043
2015 / 2018 - www.institutocefisa.com.br - Todos os direitos reservados.