TÓPICOS AVANÇADOS DE TREINAMENTO: IDOSOS, MULHERES E CRIANÇAS

Aprenda a montar treinos específicos e extrair o máximo de resultados desses diferentes tipos de público.

Esse curso tem o objetivo de apresentar as bases científicas e as orientações para prescrição segura e eficiente do treinamento resistido nesses grupos específicos. Durante o curso são apresentadas as bases fisiológicas das diversas doenças e condições bem como suas possíveis interações com o exercícios resistido, ao mesmo que tempo em que é feita uma análise crítica da forma como o treinamento resistido vem sendo utilizado.

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Dr. Paulo Gentil
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O que você aprenderá

Apresentação do curso:

O treinamento resistido, também conhecido como musculação, passou por várias fases. Teve seu uso iniciado há milhares de anos com finalidades militares, desportivas e também para promoção de saúde. Essa característica permaneceu por vários séculos, passando pelos Renascentistas e chegando até a época recente. Estudos pioneiros da década de 1940 já o apresentavam como alternativa eficiente para reabilitação e, na década de 1960, seus efeitos foram comprovados em idosos. No entanto, sua prática foi cercada de práticas infundadas e mitos, o que o levou a ser fortemente estigmatizado, e relegado aos que buscavam ganhos de massa muscular com finalidades estéticas, mais especificamente, homens jovens.

No entanto, uma grande quantidade de estudos têm sido apresentados nas últimas décadas, comprovando que a prática do treinamento resistido pode aumentar a longevidade ,qualidade de vida, prevenir e combater diversas doenças e condições patológicas. Por esse motivo, as principais organizações de saúde do Mundo recomendam sua prática para os mais diversos grupos. Por meio do treinamento resistido, por exemplo, pode-se diminuir ou até mesmo acabar com a necessidade de se usar medicamentos para controlar diabetes tipo 2 e hipertensão. Também é comprovado o efeito positivo na longevidade e qualidade de vida em situações nas quais o sistema imune está comprometido, como AIDS e câncer. As contrações musculares intensas também são importantes para preservar e aumentar a funcionalidade de pessoas com problemas no sistema nervoso, como Mal de Parkinson e ataxia. Além disso, a utilização de sobrecargas adequadas ajuda a preservar e construir tecido ósseo nos casos de osteoporose e osteopenia. Enfim, as aplicações do treinamento resistido são inúmeras, e a modalidade tem seus efeitos positivos comprovados desde crianças na mais tenra idade até pessoas com mais de 100 anos. Tanto que hoje, grande parte das pessoas que realizam treinamento resistido buscam resultados que vão além da estética.

No entanto, para que os efeitos benéficos sejam alcançados sem que se piore o quadro clínico do aluno é importante montar um treinamento adequado, que tenha as variáveis meticulosamente controladas em vista das alterações fisiológicas do organismo. Deste modo, esse curso tem o objetivo de apresentar as bases científicas e as orientações para prescrição segura e eficiente do treinamento resisto em diversos grupos. Durante o curso são apresentadas as bases fisiológicas das diversas doenças e condições bem como suas possíveis interações com o exercícios resistido, ao mesmo que tempo em que é feita uma análise crítica da forma como o treinamento resistido vem sendo utilizado.

Mulheres:

A crescente presença das mulheres na sala de musculação torna necessário que o profissional esteja capacitado para compreender as suas particularidades fisiológicas, bem como condições inerentes à mulher (variações hormonais, gravidez...). No entanto, grande parte da literatura científica sobre musculação foi produzida em homens, o que pode trazer limitações na sua aplicação às praticantes do sexo feminino. O palestrante dedicou grande parte de sua carreira ao estudo e treinamento de mulheres e, inclusive, possui experimentos em andamento sobre o tema. Nesse curso, serão apresentados os resultados dessa experiência prática e dos estudos sobre o tema.

Crianças:

Atualmente, as crianças tem sido levadas a um estilo de vida pouco saudável, gerando um aumento de incidência de obesidade e problemas que eram quase limitados aos adultos, como hipertensão e diabetes tipo 2. O sedentarismo tem um papel determinante nessas alterações, e estudos recentes têm mostrado que a musculação pode ser uma importante ferramenta para reverter o problema, inclusive já há políticas sólidas em alguns países com a criação de academias exclusivas para crianças. No entanto, para que o programa seja seguro e eficiente é preciso conhecer as particularidades das crianças e as implicações que isso tem na prática de musculação.

Idosos:

A população mundial está envelhecendo e, com isso, está ficando cada vez mais nítido que é necessário utilizar estratégias adequadas para melhorar a qualidade de vida dessa população. Por muito tempo se acreditou que as consequências negativas da idade seriam fatores inevitáveis associados ao envelhecimento, no entanto, evidências científicas mostram que há maneiras comprovadamente eficientes de retardar ou até mesmo reverter as perdas funcionais. E a musculação é uma parte chave desse processo. Nesse curso, é mostrada uma proposta metodológica que vem trazendo efeitos surpreendentes em indivíduos de idades avançadas, com a produção de resultados que até pouco tempo pareceriam impossíveis.

 


Conteúdo programático

1) Mulheres

  • Diferenças fisiológicas entre homens e mulheres e suas consequências;
  • Como planejar um treino eficiente e seguro para mulheres;
  • Ciclo menstrual, hormônios e suas influências;
  • Joelhos: como prevenir e tratar problemas comuns;
  • Exercício e gestão: importância e cuidados.

2) Crianças

  • Riscos e benefícios do treinamento resistido;
  • Características fisiológicas e suas consequências;
  • Musculação e crescimento;
  • Como obter resultados e aderência;
  • Importância da musculação.

3) Idosos:

  • Importância do treinamento de força para qualidade de vida e longevidade;
  • Consequências fisiológicas da idade;
  • Como reverter as perdas funcionais: elaborando treinos seguros e eficientes;
  • Progressão de carga, escolha de exercícios e controle de variáveis;
  • Artrose: como prevenir e tratar o problema.


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